A criação do projeto

Quando surgiu a ideia de construir um grupo de extensão na UNICAMP que trabalhasse com educação política, nós não imaginávamos que tantas experiências novas - e incríveis - viriam disso. No 1° semestre de 2019, eu tinha acabado de encerrar um estágio no SESC no setor educativo das exposições de arte; estava no meu primeiro semestre de mestrado em Ciência Política, no terceiro semestre da licenciatura em Ciências Sociais e com muita vontade de continuar trabalhando com educação não-formal. Por isso, me matriculei no curso de Formação de Multiplicadores do Fast Food da Política (http://fastfooddapolitica.com.br/) e fiquei encantada com todo o processo de gameficação das regras do jogo político e com a ideia de educar sobre política através de processos mais dinâmicos e divertidos. 

Naquele semestre, eu precisava fazer meu projeto final para a disciplina EL150A - Tecnologia e Processos Educativos, que fazia parte do meu currículo da licenciatura em Ciências Sociais. Uma amiga, professora de História no Ensino Fundamental II, me contou sobre o Parlamento Jovem de Campinas (https://www.campinas.sp.leg.br/institucional/parlamentojovem), iniciativa da Escola do Legislativo de Campinas (ELECAMP), e eu lembro que durante essa conversa eu tive um momento que pareceu de desenho animado: foi como se uma pequena lâmpada amarela tivesse se acendido acima da minha cabeça. Eu pensei: seria muito legal se nós aqui da UNICAMP, especialmente da graduação em Ciências Sociais e da pós-graduação em Ciência Política, trabalhássemos junto com a ELECAMP na realização do Parlamento Jovem! 

Decidi conhecer ao vivo essa iniciativa e fui até a Câmara Municipal de Campinas, onde acontece o Parlamento Jovem. Acompanhei algumas sessões, assisti os jovens-vereadores em algumas plenárias e apresentei a ideia de uma possível parceria entre nós para a Jade e o Leonardo, que eram o meu grupo da disciplina EL150A. A ideia seria auxiliarmos no Parlamento Jovem, realizando dinâmicas e criando jogos educativos para fortalecer essa iniciativa. Passamos alguns dias trabalhando nessa ideia e escrevemos nosso projeto final da disciplina, mas eu tinha certeza que podíamos ir além e de fato colocar esse projeto na prática. 

Coloquei a calça mais formal que eu tenho no meu guarda-roupa e fui apresentar a proposta de parceria para a ELECAMP, que nos recebeu de braços abertos. Formalizamos a parceria e fui contar a novidade para meu orientador de mestrado, o Prof. Dr. Frederico de Almeida (Departamento de Ciência Política/UNICAMP).  Eu tinha lido alguns editais de verba para projetos de extensão e, com o apoio dele, montamos uma equipe e submetemos o projeto para o Edital PEX/PROEC 2019 e para o Edital de Bolsas de Extensão da PROEC/UNICAMP. 

E vocês não imaginam o tamanho da nossa felicidade quando fomos contemplados por esses editais. Nossa parceria com a ELECAMP no Parlamento Jovem já estava em ação há alguns meses e essas notícias nos deram mais energia ainda para continuar com nossas ideias de confecção de jogos, dinâmicas, materiais educativos e muitos outros eventos. A equipe de extensão também crescia muito rápido e logo nós criamos nossas redes sociais (https://www.instagram.com/proeep_unicamp/ | https://www.facebook.com/PROEEP/) para interagir de novas formas com os jovens-vereadores, professores participantes do Parlamento Jovem e com a comunidade em geral. Nossas ações mais marcantes nesse primeiro ano de trabalho foram a confecção de uma vídeo-aula sobre o processo de tramitação de Projetos de Lei municipais e a realização do seminário "O Papel da Educação Política no Fortalecimento da Democracia", que ocorreu no dia 07/11/2019 no Plenário da Câmara e contou com a participação de estudantes dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares e seus professores e professoras, participantes do Parlamento Jovem, e as palestrantes Prof. Dra. Andréa Freitas e Joyce Luz, doutoranda em Ciência Política na USP.

Nós começamos o ano de 2019 com muitas ideias e o terminamos com muitas memórias boas e novos planos para o projeto de extensão, que nomeamos de PROEEP, Projeto de Extensão em Educação Política da UNICAMP. Desde então, tem sido uma experiência transformadora, desafiadora e de muitos aprendizados. Encerro com uma frase do Edvaldo, um dos bolsistas do projeto e graduando em Ciências Sociais: "Vida longa ao PROEEP!". 

Camila Cassis Augusto