Diário de Classe da Pandemia - Dia 1

O professor Kadu dá aula de biologia em Piracicaba no interior de São Paulo e conversou um pouco com a gente como está sendo a sua experiência com as aulas online - nova realidade devido a pandemia do novo coronavírus. O professor nos relatou que, inicialmente, quando a nova dinâmica de aulas no ambiente online lhe foi apresentada, ele estranhou - achou que seria ruim, que a gravação iria travar, a conexão iria cair e os alunos teriam maiores dificuldades para entender a matéria. Porém, quando a experiência começou, ele passou a analisar o seu lado positivo.

No lado pessoal, por exemplo, o professor diz que está economizando tempo e gasolina no deslocamento de sua cidade (Rio Claro) para onde dá aulas (Piracicaba). Antes, ele tinha que acordar muito cedo e passava, muitas vezes, o dia inteiro na escola, o que causava certo desgaste.

Já na questão das próprias aulas, Kadu comentou que os alunos do Ensino Médio, em especial do Primeiro Ano, estão chegando nas escolas cada vez mais descompromissados, sempre conversando e mexendo no celular, por exemplo. Além disso, com aulas presenciais, é necessário um tempo antes de passar o conteúdo em si para esperar os alunos entrarem na sala, pararem de conversar, realizar a chamada e passar a lousa. Online, segundo o professor, isso fica mais dinâmico e, pelos alunos terem menos distrações, prestam mais atenção nas aulas. Por mais que alguns ainda se distraiam, a maioria se mostra presente escutando e fazendo questionamentos logo quando surgem dúvidas.

No geral, a experiência de Kadu, a primeira enviada para a gente, está sendo bem positiva! Segundo ele as ferramentas extras do Zoom (plataforma usada para as aulas online) possui diversos benefícios relacionados à disponibilidade como a lousa digital, compartilhamento de tela, de material digital, PDFs e slides comentados enviados previamente aos alunos.
E você professor(a), como tem sido sua experiência com o ensino a distância? Acompanhe nossas redes sociais para ver mais relatos e, caso se sinta à vontade, compartilha conosco sua história também!